Concelho de ARCOS DE VALDEVEZ
Distrito de VIANA DO CASTELO
Turismo do PORTO E NORTE

AVV PR1 - Trilho Pertinho do Céu
Percursos Pedestres no Concelho | PR1 Trilho Pertinho do Céu | PR2 Trilho das Brandas | PR3 Trilho do Mezio - Ribeira de Vilela | PR4 Trilho das Brandas do Sistelo | PR5 Trilho da Peneda | PR6 Trilho Interpretativo do Mezio | PR7 Trilho do Glaciar e do Alto Vez | PR8 Trilho do Urzal Ciclo do Pão | PR9 Trilho de Ramil | PR10 Trilho do Paço de Giela | PR11 Caminhos do Pão Caminhos da Fé | PR12 Trilho da Lombadinha | PR13 Trilho do Ramiscal | PR14 Trilho da Mistura das Águas | PR15 Trilho entre Fojos | PR16 Trilho do Penedo Grande | GR1 Travessia das Serras da Peneda e Soajo |

Trilho Pertinho do Céu A

Praça Municipal 4974-003 Arcos Valdevez
Telf 258 520 500
Email geral@cmav.pt

Este percurso realiza-se nas faldas da Serra de Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, na freguesia serrana da Gavieira. A cerca de 700 metros do cruzamento para o lugar da Igreja da Gavieira, mesmo junto à estrada que une Rouças a S. Bento do Cando, abre-se à nossa esquerda um velho caminho de lajes sinalizado por uma placa que indica o início do percurso. Pondo pés ao caminho, vamos calcorreando as largas lajes marcadas pelos rodados dos carros de bois; trata-se pois de um carreteiro, o qual nos conduzirá, por entre o belo carvalhal, à Branda de Busgalinhas. À medida que vamos subindo deparamo-nos com exemplares de gado bovino das raças autóctones Barrosã e Cachena, que durante o dia apascentam para ao final da tarde, regressarem às suas cortes.
Pouco antes de chegarmos à Branda, podemos observar os campos cultivados com centeio, rodeados por muros de pedra solta e no meio do caos granítico, surge por entre a penedia, a Branda de Busgalinhas. Trata-se de um povoado que se encontra apenas ocupado durante o Verão para apoio à actividade pastoril. Depois de visitada a Branda, a qual pertence à população do lugar da Igreja da Gavieira, seguimos por um estradão em terra batida em direcção à Branda de S. Bento do Cando, também propriedade das populações da Gavieira. Trata-se de um povoado bastante conhecido pelas romarias de adoração à imagem de S. Bento. Desde aqui descemos em direcção ao Rio Grande por um trilho de pastores. Nesta descida devemos ter o máximo cuidado, prestando atenção à marcações, pois o caminho não se encontra bem definido. Depois de passarmos uma rústica construção que serve para arrecadar as alfaias agrícolas e o gado, atravessamos um ribeiro por um trilho que se abre na densa vegetação, sendo a única passagem possível para seguirmos caminho em direcção à Gavieira. Continuamos caminho, seguindo o rio à nossa esquerda que vai moldando a paisagem e criando belas cascatas e poças convidativas para nos refrescarmos. Pouco depois desembocamos numa estrada alcatroada que nos levará a visitar ao típico lugar da Igreja, para depois subirmos por um caminho coberto de cimento que nos conduzirá ao lugar onde teve início este belo percurso.

Este percurso não tem certificações.