Concelho de ARCOS DE VALDEVEZ
Distrito de VIANA DO CASTELO
Turismo do PORTO E NORTE

AVV PR2 - Trilho das Brandas
Percursos Pedestres no Concelho | PR1 Trilho Pertinho do Céu | PR2 Trilho das Brandas | PR3 Trilho do Mezio - Ribeira de Vilela | PR4 Trilho das Brandas do Sistelo | PR5 Trilho da Peneda | PR6 Trilho Interpretativo do Mezio | PR7 Trilho do Glaciar e do Alto Vez | PR8 Trilho do Urzal Ciclo do Pão | PR9 Trilho de Ramil | PR10 Trilho do Paço de Giela | PR11 Caminhos do Pão Caminhos da Fé | PR12 Trilho da Lombadinha | PR13 Trilho do Ramiscal | PR14 Trilho da Mistura das Águas | PR15 Trilho entre Fojos | PR16 Trilho do Penedo Grande | GR1 Travessia das Serras da Peneda e Soajo |

Trilho das Brandas
Código AVV PR2
Tipologia Linear, ida e volta
Distância 8Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Médio a Alto
Local de Partida Lugar de Rouças
Local de Chegada Lugar de Rouças

AVV PR2 Trilho das Brandas - Folheto

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Praça Municipal 4974-003 Arcos Valdevez
Telf 258 520 500
Email geral@cmav.pt

Este trilho realiza-se em plena Serra de Soajo e leva-nos a conhecer o modo de vida das populações pastoris de montanha. Partindo do lugar de Rouças, da freguesia de Gavieira, tomamos um caminho lajeado que ascende pelo lugar da aldeia. Seguindo as marcações de cor amarela e vermelha, vamos deixando para trás a povoação e vamos penetrando na montanha, subindo passo a passo, gradualmente e vencendo os desníveis. Por este carreteiro passavam os carros de bois de raça barrosã que ligavam o lugar de Rouças à Branda de Gorbelas. Após alcançarmos o estradão de terra batida, viramos à esquerda, continuando a subir, para alcançarmos a isolada Branda de Gorbelas, rodeada por campos de centeio fechados por belos muros de pedra solta. Desde aqui seguimos por um caminho de lajes que se abre entre a penedia, vencendo os fortes declives e que nos conduzirá ao Poulo da Seida. Trata-se de uma velha e abandonada branda de gado, esquecida no tempo e na memória, a qual permitia uma pernoita mais segura aos pastores e aos rebanhos, de modo a protegê-los do frio da noite e da ameaça do lobo. Daqui seguimos em direcção ao Fojo do Lobo, localizado entre o Alto da Pedrada (o ponto mais alto da Serra de Soajo - 1416 metros) e Lamas do Vez (local onde nasce o rio Vez). O fojo consiste numa arcaica construção que tinha por objectivo dar caça ao lobo, encurralando-o. Depois de apreciarmos esta obra da arquitectura pastoril, iniciamos a descida, acompanhando as marcações que nos fazem regressar ao local de chegada que coincide com o da partida.

Este percurso não tem certificações.