Concelho de ARCOS DE VALDEVEZ
Distrito de VIANA DO CASTELO
Turismo do PORTO E NORTE

AVV PR9 - Trilho de Ramil
Percursos Pedestres no Concelho | PR1 Trilho Pertinho do Céu | PR2 Trilho das Brandas | PR3 Trilho do Mezio - Ribeira de Vilela | PR4 Trilho das Brandas do Sistelo | PR5 Trilho da Peneda | PR6 Trilho Interpretativo do Mezio | PR7 Trilho do Glaciar e do Alto Vez | PR8 Trilho do Urzal Ciclo do Pão | PR9 Trilho de Ramil | PR10 Trilho do Paço de Giela | PR11 Caminhos do Pão Caminhos da Fé | PR12 Trilho da Lombadinha | PR13 Trilho do Ramiscal | PR14 Trilho da Mistura das Águas | PR15 Trilho entre Fojos | PR16 Trilho do Penedo Grande | GR1 Travessia das Serras da Peneda e Soajo |

Trilho de Ramil

ARDAL Associação Regional de Desenvolvimento do Baixo Lima
Praça Municípal 4974-003 Arcos de Valdevez
Telf 258 520 503 Email geral@ardal.pt

Este percurso localiza-se na encosta nascente da Serra do Soajo, no extremo Este do concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, percorrendo parte significativa do lugar de Cunhas, da freguesia do Soajo. Partindo do parque de estacionamento junto ao cemitério do lugar de Cunhas, seguimos pela estrada alcatroada em direcção ao núcleo rural, para passados cerca de 200 metros, virarmos à esquerda por um caminho empedrado. Este caminho ascendente leva-nos, pouco-a-pouco, a entrarmos nas áreas de floresta e pastagens de montanha que envolvem e servem o pequeno lugar. À medida que vamos tomando altitude, podemos observar a imensidão da paisagem que nos rodeia, o vale encaixado do rio Laboreiro, a ampla Barragem do Alto Lindoso que retém as águas do rio Lima — esse rio que os romanos apelidaram de “Lethes” — rio do esquecimento —. Depois de atingirmos o ponto mais elevado deste curto passeio, cerca dos 500 metros de altitude, iniciamos a descida, a qual nos levará até à velha casa de guarda florestal, aí existente, hoje voltada ao abandono. Aqui, poderemos fazer uma pequena pausa para observar neste belíssimo espaço, vestígios arquitectónicos da ancestral actividade agro-silvo-pastoril — abrigos de gado de falsa cúpula — que existem abundantemente em todo o território de montanha do concelho de Arcos de Valdevez. Retomando o percurso, continuamos a descer por um caminho paralelo ao ribeiro de Laceiras para pouco depois entrarmos na mancha florestal, onde abunda o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e o carvalho-roble (Quercus robur), constituindo uma mancha mista. Passado algum tempo, viramos à direita por um caminho descendente que nos levará à Branda de Ramil. As brandas de cultivo, como é o caso desta pequena e bucólica Branda, situam-se em cotas menores, em solos mais férteis e abundantes em água, que permitem o desenvolvimento de culturas agrícolas para alimentação humana e do gado. Vale a pena espreitar atentamente o tipo de construção das edificações, da pequena rede de caminhos e dos próprios muros, testemunhos da forma equilibrada e harmoniosa de como a montanha foi sendo ocupada. Após esta paragem para visitarmos a branda, continuamos o percurso e desembocamos num caminho florestal, para pouco depois virarmos à esquerda e seguirmos um caminho que nos levará, em escassos minutos, ao lugar onde teve início este trilho por Terras do Soajo.

Este percurso não tem certificações.