Concelho de AROUCA

Código ARC PR1
Distância 19Km
Duração aproximada 6:00h a 7:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Senhora do Monte, Alvarenga
Local de Chegada Senhora do Monte, Alvarenga

ARC PR1 Caminhos de Montemuro - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso sai do Santuário da Sra. do Monte por um caminho florestal que se inicia no largo em frente ao portão daquele, indo pela curva de nível, quer dizer, não sobe nem desce ... . Passado 1 quilómetro encontra-se numa portela (Fojo) onde há cinco caminhos. Aqui pode optar-se: ou se vai pelo da esquerda, por Bustelo, para norte, ou se segue em frente, para Nordeste. Esta é a opção aconselhada. Segue-se, então, em frente por uma cumeada. O caminho está marcado com marcas amarelas e vermelhas. É só segui-las. Mais um pouco adiante avista-se uma antena que fica à direita do caminho. Daqui já se avista grande panorâmica, tanto sobre Bustelo e sobre o vale do lado esquerdo como sobre o lado direito. Continuando, o percurso segue por um caminho tradicional e antigo, a meia encosta sobre o Vale do Ribeiro de Bustelo, com Noninha ao fundo, com os seus telhados de xisto, rodeada por courelas em socalcos verdejantes. Logo a seguir atinge-se um estradão feito para construção do parque eólico. Segue-se para a esquerda. Ao atingir uma bifurcação continua-se pelo estradão da direita. Imediatamente antes, pode-se observar, à direita, um menir. Continuando a marcha, rapidamente se atinge uma estrada calcetada com paralelos, que se encaminha para a capela de S. Pedro do Campo. Atingindo essa estrada, e percorrida no sentido descendente, durante cerca de 150 metros, encontramos, à esquerda, uma fonte de água fresca, para reabastecer o cantil e para refrescar o caminhante. Descanse-se em S. Pedro, pois que a jornada até aqui foi de 7 quilómetros. Depois de recuperar forças, encaminha-se o caminheiro para o Marco Geodésico da Pedra Posta, também referida como Pedra Alçada. Este é o ponto mais alto do Concelho de Arouca e um dos pontos mais altos deste recanto da Serra do Montemuro (1222m). Chega-se aqui por um estradão que sai de S. Pedro até uma portela seguindo-se depois por um caminho à esquerda na direcção de uma antena que aparece do lado esquerdo. Encontrada outra bifurcação toma-se pelo trilho da direita. É só seguir as marcas. Atinge-se finalmente a Pedra Posta. Daqui avista-se o vale de Nespereira para oeste, Serra do Marão para Norte, a Serra da Freita para Sudoeste, a Serra da Arada a Sul, etc. A vista que daqui se alcaça perde-se nas brumas do horizonte. Temos então percorridos 10 quilómetros. A descida é, inicialmente, por caminho bem definido e depois por trilhos de pastores, de qualquer maneira bem marcados. Atingido um caminho na cumeada, para Sudoeste, continua-se por ele até Noninha, que aparece, agora do lado esquerdo, no fundo do vale. Após atravessar o Ribeiro do Bustelo, entra-se na Aldeia. Quando se atingir a estrada asfaltada, a uns 30 metros, toma-se por uma calçada que desce suavemente pela direita. Era o antigo Caminho que ligava Noninha a Bustelo, agora só utilizado para o acesso aos campos. Continua-se por ele, atravessa-se outra vez o Ribeiro de Bustelo, atravessando-se de novo, logo a seguir, por um sólido e recente pontão de betão. Aconselha-se uma breve paragem no café local para uma bebida fresca ou para um petisco (até aqui estão percorridos cerca de 16 quilómetros). Continuando a jornada, é só seguir o antigo caminho que passando perto da capela de Bustelo (coberta de xisto) segue para a Sra. do Monte. Atingingo o Fojo – por onde já se passou anteriormente – segue-se agora à direita para o santuário.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.