Concelho de AROUCA

Código ARC PR15
Distância 17Km
Duração aproximada 6:00h a 7:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Aldeia de Merujal
Local de Chegada Aldeia de Merujal

ARC PR15 Viagem à Pré-História - Folheto

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

O percurso inicia a marcha rumo ao parque de campismo e ao parque de merendas e, após uma curva apertada da estrada de asfalto, toma-se à direita um caminho que se dirige para Albergaria da Serra. Naquela localidade, após a travessia da ponte sobre o Rio Caima, dirige-se para o Cemitério após o qual, na bifurcação imediata, toma o caminho da esquerda, isto é, acompanha o rio no seu pequeno vale encaixado com pequenas courelas em socalcos e azenhas, algumas das quais ainda em funcionamento. Atravessa-se de novo o Caima agora para a sua margem direita e após contornar um muro de pedra solta, atravessa-se a estrada empedrada num local denominada “Junqueiro”, continuando para Leste, sempre a acompanhar o Caima, que, nesta zona, é ainda um pequeno riacho.
Chegando-se a uma curva em cotovelo de um estradão florestal – no lugar do “Vidoeiro” – toma-se o caminho da direita que, após um troço de calçada muito antiga, nos leva à Portela da Anta.
Junto a esta toma-se um carreiro à esquerda, para Sul, o qual após passar um pequeno ribeiro, se encaminha para uma elevação constituída por um verdadeiro caos granítico. Neste local tem-se uma magnífica panorâmica sobre o planalto da Freita, e a bacia hidrográfica do Alto Caima, tudo dominado pela torre do marco geodésico de São Pedro Velho. Ruma-se agora para Sudoeste. Após o atravessamento da estrada de asfalto, junto à Anta de Monte Calvo, segue-se por um carreiro que se encaminha para a Castanheira. Quando se inicia a descida para esta aldeia, avista-se, lá ao longe, a Ria de Aveiro e o mar, onde o nosso Rio Caima, depois de se juntar ao Vouga, vai desaguar. Desce-se até à aldeia de Castanheira, onde se pode visitar o afloramento rochoso das “pedras parideiras”. Segue-se depois, pela parte mais baixa da aldeia, em direcção à ribeira. Após o seu atravessamento, num pequeno pontão de betão, o carreiro inicio a subida para Cabaços. Daqui continua-se por trilhos que ladeiam muros, atravessa-se outra vez o Caima no parque de lazer de Albergaria e toma-se à esquerda uma quelha, entre muros, que nos encaminha para a Mizarela. Prosseguindo por mais cem metros alcança-se o miradouro da maior cascata de Portugal: a Frecha da Mizarela.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.