Concelho de AROUCA

ARC PR13 - Na Senda do Paivô

Na Senda do Paivô
Código ARC PR13
Tipologia Linear, podendo ser de ida e volta
Distância 4,5Km (só ida)

Câmara Municipal de Arouca
Praça do Município 4540 Arouca
Telf 256 940 220 Email arouca@cm-arouca.pt

Deixe o seu carro na estrada da aldeia de Regoufe, porque esta não é transitável. Demore-se na aldeia e percorra todas as suas estreitas ruas. Aproveite e visite as minas de volfrâmio abandonadas. Para iniciar o percurso há que atravessar a aldeia até às últimas casas, localizadas na zona oeste, onde se vai encontrar um trilho. Seguimos por ele e um pouco mais à frente encontramos um cruzamento, no qual tomamos a esquerda. As grandes lages que acamam o caminho, e que seguem em direcção a Covêlo de Paivô, o nosso destino, estão profundamente marcados pelo desgaste das incontáveis passagens dos carros de bois, a lembrar histórias já esquecidas. Ao fim de cerca de dois quilómetros a ribeira de Regoufe junta-se ao rio Paivô, que nos vai acompanhar até Covêlo de Paivô. Doravante, a paisagem que se mostra durante este percurso encontra-se marcada pela forte presença daquelas linhas d’água, sulcando um vale de elevada beleza. Ao chegar a Covêlo de Paivô pode passear pela aldeia e mais tarde procurar a sua pequena praia fluvial para um descanso merecido. Para voltar, a pé, ao local de partida, terá de percorrer, em sentido contrário, o mesmo caminho.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.