Concelho da NAZARÉ

NZR PR2 - Entre a Terra e o Mar

Entre a Terra e o Mar
Código NZR PR2
Tipologia Circular, com um pequeno ramal de ida e volta
Distância 11,2 Km, incluindo ramal
Duração aproximada 3:30h a 4:30H
Tipo de piso Caminhos rurais, florestais e urbanos
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Igreja Matriz de Famalicão (Nazaré)
Local de Chegada Igreja Matriz de Famalicão (Nazaré)

NZR PR2 Entre a Terra e o Mar - Folheto e Mapa

Câmara Municipal da Nazaré
Av.Vieira Guimarães 54 2450-951 Nazaré
Telf 262 550 010 Email geral@cm-nazare.pt

O percurso percorre as vertentes Leste e Oeste da Serra da Pescaria, freguesia de Famalicão, Concelho da Nazaré. Tem o seu início no Largo da Igreja de Famalicão, saindo pela Rua Prof. Adriano R.Barbosa, no fim da qual se ruma à direita em direção às Cortezinhas. Após dois núcleos de antigos moinhos de vento, um à esquerda e outro à direita, continua-se por caminhos tradicionais, no sentido Norte. Este caminho vai entroncar numa estrada asfaltada que se deve percorrer por uma centena de metros, retomando de seguida à esquerda, os antigos caminhos que levam à estrada da Cumeada da Serra. Agora já se avista o espelho azul do Atlântico, ao fundo, espraiando-se no imenso areal da Praia do Salgado. Percorrida a estrada no sentido Norte, encontrando-se de seguida uma casa do lado direito, após a qual se toma o caminho que sobe em direção a um antigo moinho, no cume. Antes de chegar ao moinho, aí a uns 70 metros deste, toma-se o caminho para Norte, que percorre a vertente Oeste da Serra da Pescaria, pela curva de nível, não subindo nem descendo de forma significativa, permitindo desfrutar de uma balíssima paisagem que tem por cenário o mar, a praia e as dunas. O sopé da serra constitui uma fértil veiga, dado ser protegida das areias e dos ventos marítimos pelo belíssimo coberto vegetal e arbóreo do cordão dunar. Na serra, por onde passa o caminho, a densa vegetação raramente atinge metro e meio de altura, sendo, no entanto, muito rica em espécies características da flora mediterrânica. Entretanto, chega-se ao caminho do Casal do Morgado. Vira-se agora à direita e percorre-se o trilho até à estrada de asfalto que leva à esquerda, ao lugar da Serra da Pescaria de Baixo. Passado este lugar, no cotovelo dop caminho, continua-se até se atingir a estrada da Cumeada, onde se vira à direita. Imediatamente antes da antena, toma-se um caminho à esquerda e logo depois, um outro à direita. Este é um antigo caminho que conduz em direção a Famalicão e que desce suavemente. Depois de passar os vestígios de uma fonte e de um lavadouro, num lugar onde o caminho é ladeado por altas ribanceiras, aparece uma bifurcação. O carreiro da direita conduz, cerca de 500 metros mais à frente, a uma antiga pedreiora onde poderão ser vistos 2 trilhos de pegadas de dinossáurios. O percurso da esquerda continua para Famalicão. Após uns 100 metros da referida bifurcação existe um pequeno carreiro, ao longo de uma linha de água, que conduz a um outro mais largo, e que segue pela curva de nível, passando um pouco acima de Casais de Baixo. Continua-se por ele e rapidamente se chega a Famalicão onde se entra primeiro pela rua de Panões e depois pela Rua Padre Manuel Dias Pereira, terminando no Largo da Igreja onde se iniciou.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.