Concelho da NAZARÉ

Código NZR PR1
Distância 12,28 Km
Duração aproximada 4:00h a 5:00H
Tipo de piso Caminhos rurais, florestais e urbanos
Grau de dificuldade Baixo a Médio
Local de Partida Sítio da Nazaré, frente ao Santuário
Local de Chegada Sítio da Nazaré, frente ao Santuário

NZR PR1 Rota dos Milagres da Nazaré - Folheto e Mapa

Câmara Municipal da Nazaré
Av.Vieira Guimarães 54 2450-951 Nazaré
Telf 262 550 010 Email geral@cm-nazare.pt

O percurso inicia-se no Sítio, no largo fronteiro ao Santuário de Nossa Srª da Nazaré, rumando daqui para o Forte de S. Miguel Arcanjo, onde foi instalado o farol no início do século XX, e onde se chega por um trilho ao longo das falésias do promontório e rica e interessante formação geológica. Chegado ao Forte, desce-se por um trilho e depois por uma rudimentar escadaria para a praia do Norte. Continua-se para Norte, pela orla do areal até um caminho largo e bem definido. Na curva, onde este caminho inflecte para a direita, em direção ao parque aquático, continua-se, em frente, por um trilho entre a vegetação dunar, da qual se destaca a camarinha pela sua originalidade. Passado uns 70 metros, este trilho conduz ao interior da floresta do Pinhal da Casa de Nossa Srª da Nazaré. Por aceiros e caminhos arenosos, chega-se à ponta Sul do parque eólico junto da torre nº6, com as suas longas pás rodando incessantemente. Caminha-se agora para Leste, até à estrada de asfalto, que se atravessa, continuando ao longo do aceiro por mais 380 metros, até aparecer um outro no sentido Sul/Norte. Atravessa-se este, tomando um caminho florestal, à direita, que conduz ao extremo sul do parque campismo. Após 230 metros ao longo desta, atravessa-se a mesma, seguindo-se agora um caminho florestal no sentido Sudoeste. Cerca de 200 metros mais à frente, encontra-se um caminho largo por entre a floresta. Segue-se por este trilho até se encontrar um aceiro por onde passa uma linha de alta tensão. Atravessa-se na direção Sul, tomando-se um caminho florestal que, descendo suavemente, leva à curva de um troço asfaltado. Seguindo por aqui, para Sul, rapidamente se atinge a EN-8-5, que se atravessa, avistando-se logo ali à frente o Monte de S.Bartolomeu ou de S.Brás. Sobe-se ao monte pelo trilho da esquerda, são 600 metros ida e volta. Deste surpreendente miradouro um amontoado de blocos rochosos de origem vulcânica revestido de um luxuriante coberto vegetal mediterrânico avista-se tudo em redor: para Norte, o imenso manto verde do Pinhal de Leiria; para Noroeste, o Sítio, o Santuário e o parque eólico; para Sul, a Serra da Pescaria; para Oeste, os lugares das terras de Alcobaça. Desce-se o Monte de S.Brás e toma-se agora o caminho asfaltado no sentido Sul. Decorridos 100 metros, encontra-se um aceiro à direita que conduz à Pederneira e ao Largo da Misericórdia, com o seu miradouro sobre a Nazaré e o mar. Inicia-se a descida para a Nazaré pela rua do Mirante, passando pelo largo do Saião, continuando pela rua do Mirante, seguindo-se o Largo Coelho da Silva e a Ermida de Nossa Srª dos Anjos. Atravessa-se o jardim da Pedralva, saindo pelo portão Oeste, desembocando na rotunda, que se ladeia pela esquerda, atravessando-se aqui a estrada. Segue-se, então, pela rua 3 de setembro, atravessando-se a Rua Mouzinho de Albuquerque, para continuar a descer pela rua da Paz até à Avenida da República, indo pela Marginal até ao ascensor. Com este meio de transporte secular sobe-se até ao sítio onde se iniciou o percurso.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.