Concelho de TERRAS DE BOURO
Distrito de BRAGA
Turismo do PORTO E NORTE
TBR GR50 - Grande Rota Peneda Gerês

Características do Percurso
Nome
Grande Rota Peneda Gerês
Código TBR GR50
Tipologia Linear
Distância 200Km
Duração aproximada 19 dias - 19 etapas
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Alto
Local de Partida Ameijoeira, Castro Laboreiro
Local de Chegada Tourém
Coordenadas geográficas Veja informações nos guias

Ficheiros
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - Guia de Boas Práticas
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - Mapa formato A1
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - Mapa Terras de Bouro
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - KML
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - GPX
GR50 Grande Rota Peneda Gerês - Link externo

Marcação do Percurso e Edição de Guia
Adere-Peneda Gerês
Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Rua D. Manuel I s/n 4980 - 649 Ponte da Barca
Telf +351 258 452 250 Email
geral@adere-pg.pt

Localização

Descrição e Motivos de Interesse
Com cerca de 200 km, distribuídos por 19 etapas, a GR 50 - Grande Rota Peneda-Gerês atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês, desde a Ameijoeira, em Castro Laboreiro, no extremo noroeste, até Tourém, na extremidade nordeste.
O itinerário é muito diversificado, alternando entre os caminhos predominantemente rurais, as antigas calçadas e outras vias seculares e os trilhos de pastoreio em zonas onde a natureza e a tranquilidade da montanha imperam.
Verdadeiramente inspirada na cultura e nos modos de vida das comunidades que desde há muito habitam este território, a GR 50 dá a conhecer vias romanas e calçadas medievais, os caminhos das migrações sazonais entre as brandas e as inverneiras, os velhos trilhos percorridos pelas vezeiras até aos prados de altitude, caminhos de romeiros em peregrinação aos locais de culto, rotas do contrabando, entre outros itinerários.
Em toda a sua extensão não faltam oportunidades para conhecer o riquíssimo património histórico e arqueológico do Parque Nacional, conviver com as tradições e a cultura das comunidades que habitam este território de montanha e apreciar os sabores locais.
Etapa a etapa vão também sucedendo os motivos de interesse natural, destacando-se os bosques de carvalho, verdadeiros santuários de biodiversidade, onde se refugiam espécies importantes da flora e da fauna. Nas cotas mais elevadas a rota percorre as penedias da serra, vencendo os declives para levar os caminheiros à tranquilidade da montanha.
Em cada caminhada retira-se uma nova experiência. Em cada estação sucede uma nova vivência, quase como se de outra rota se tratasse.
Unindo os cinco municípios que integram a área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta Grande Rota é um percurso linear, organizando em etapas que começam e acabam em aldeias onde existem alguns serviços de apoio, nomeadamente alojamento. Integra etapas mais longas e outras relativamente curtas, acompanhando caminhos rurais, agrícolas e florestais, em zonas de vale, de rio e de serra, pelo que os níveis de dificuldade de cada etapa são distintos. Pode ser efetuada em ambos os sentidos, pois está marcada nas duas direções. Apesar de poder ser realizada todo o ano, é na Primavera e no Outono que a experiência se torna mais rica.

Avaliação SAL
Não há avaliação SAL sobre este percurso pedestre.

Certificações
Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Outras Informações

Deve ter presente de que se encontra numa área protegida, que é a única em Portugal com o estatuto de Parque Nacional. Respeite as regras de conduta e ajude a preservar a paisagem e o património do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Por outro lado, lembre-se de que as atividades na montanha envolvem diversos riscos. É por isso importante agir com consciência, sobretudo quando o território é desconhecido ou quando não se domina a atividade. Uma das regras mais importantes é ter sempre em consideração as previsões meteorológicas, evitando a montanha nos dias em que se prevê a ocorrência de chuva, trovoadas e nevoeiros. Não menos importante é ter sempre alguém informado sobre a sua localização na montanha (comunicação do percurso previsto) e ir sempre acompanhado. Nunca vá sozinho para a montanha, mas se o fizer informe alguém. Quando regressar, comunique-lhe que terminou a atividade.

O TRILHO PODE APRESENTAR ALGUNS PROBLEMAS DE SINALIZAÇÃO, PELO QUE NÃO ACONSELHAMOS A SUA UTILIZAÇÃO SEM UM GUIA QUE CONHEÇA O LOCAL.

INFORME-SE SEMPRE JUNTO DAS ENTIDADES PROMOTORAS, ANTES DE REALIZAR A SUA JORNADA. NUNCA CAMINHE SÓZINHO.



WALKING PORTUGAL



Base de Dados de todos os Percursos Pedestres de Portugal
WALKING PORTUGAL é uma Marca Registada
de SAL Sistemas de Ar Livre
Av. Bento Gonçalves 9 2ºEsq ... 2910-432 Setúbal, Portugal
Telefone: (+351) 265 227 685 . Telefone (+351) 919 361 725 . info@walkingportugal.com

Licenciamento RNAAT 28/2003 RNAVT 5107 do Turismo de Portugal IP
Empresa de Turismo de Natureza reconhecida pelo ICNF Portugal

WALKING PORTUGAL
Todos os direitos reservados