Concelho de SÃO JOÃO DA PESQUEIRA

Câmara Municipal de São João da Pesqueira
Av.Marquês de Soveral 5130-321 S. João da Pesqueira
Telf 254 489 999 Email cmsjp@sjpesqueira.pt

O percurso é composto por dois circuitos que quase se tocam formando um oito, sendo a sua parte mais estreita em Ervedosa do Douro possibilitando assim, a realização do percurso em duas etapas. A maior, com cerca de 17 quilómetros, inicia-se nas proximidades da sede da Junta de Freguesia de Ervedosa do Douro, dirige-se ao cemitério, passa pela Qt.ª de Valdormir desce de seguida, por entre vinhas, para o rio Douro. Na descida avista-se deslumbrante paisagem sobre o rio e as suas encostas de vinhedos. Passa-se pela Qt.ª da Gricha, avista-se a Qt.ª de Vila Velha e a Qt.ª de Roriz, seguindo-se depois pela margem sul do Douro, no sentido da Foz. Após a passagem pela Qt.ª de S. José e um pouco antes da Qt.ª da Teixeira, inicia-se a subida para a Furada entrando-se em Ervedosa pela Cooperativa Agrícola. Para a segunda parte do percurso, esta pelas maravilhosas encostas do rio Torto, ruma-se ao moderníssimo quartel dos Bombeiros Voluntários e depois do campo de futebol continua-se por um caminho entre muros que desce suavemente a meia encosta onde, numa portela, ruma à esquerda para a Qt.ª do Monte Bravo. Durante a descida pode contemplar-se o vale profundo do rio Torto com as suas íngremes encostas repletas de vinhedos em socalcos salpicados, aqui e ali, pela brancura das casas das quintas. Chegado à Qt.ª do Monte Bravo, agora por uma estreita estrada asfaltada, continua-se até Ervedosa onde se entra pela rua da Portela.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.