Concelho de RESENDE

Câmara Municipal de Resende
Av. Rebelo Moniz 4660-215 Resende
Telf 254 877 653 Email geral@cm-resende.pt

O percurso inicia-se em Covelinhas, subindo um caminho de pedra em direcção à aldeia abandonada do monte de Covelas, onde desfrutará de uma visão panorâmica sobre o vale do Cabrum. Outrora, a agricultura e o pastoreio de vacas e cabras eram as principais fontes de subsistência desta povoação, hoje desertificada. Continue a subir em direcção à povoação da Granja, de arquitectura tradicional, seguindo daqui por uma estrada alcatroada que o levará a um trilho que o conduz ao cruzeiro de Santa Eufémia, da autoria de António Madureira, o bruxo escultor. Atravessando o ribeiro do Taquinho, siga em direcção à aldeia da Panchorrinha, onde poderá percorrer as ruas estreitas e seculares da povoação, observando o seu património histórico e paisagístico. De seguida, desça até à ponte da Panchorrinha, através de um caminho ladeado por muros de granito baixos e sinuosos, serpenteando campos agrícolas e de pastorícia, onde o espera uma paisagem de carvalhais galaico-portugueses, com locais privilegiados para merendar.
Abandonando a margem do rio Cabrum, prossiga até à aldeia de Ovadas de Cima, com os seus moinhos de rodízio, de onde desfrutará de uma visão panorâmica sobre a região. Desça em direcção a Ovadas de Baixo, e visite a Igreja matriz de S. Pelágio. Antes de terminar o percurso, atravesse o rio Cabrum na ponte centenária de Covelinhas, ideal para a prática da pesca desportiva.

Este percurso não tem certificações.