Concelho de VIANA DO CASTELO

VCT PR4 - Trilho de Castelo de Neiva

Trilho de Castelo de Neiva
Código VCT PR4
Tipologia Circular com um troço linear
Distância 3Km
Duração aproximada 1:30h
Tipo de piso Caminhos naturais e periurbanos
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Lg Nossa Sra Guadalupe, Castelo de Neiva
Local de Chegada Lg Nossa Sra Guadalupe, Castelo de Neiva

VCT PR4 Trilho de Castelo de Neiva - Folheto

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Passeio das Mordomas da Romaria 4904-877 Viana do Castelo

Telf 258 809 300 Email cmviana@cm-viana-castelo.pt

Este percurso enquadra-se numa zona de singular beleza, marcada pela costa marítima, pelas extensas praias, pelo serpenteante rio Neiva e pelas deslumbrantes vistas sobre Viana do Castelo, Ofir, Esposende e, obviamente, sobre o Oceano Atlântico. O trilho decorre no pequeno Monte da Guilheta, sobranceiro ao lugar de Moldes, na freguesia de Castelo de Neiva, no concelho de Viana do Castelo. Do largo de Nª Sr.ª de Guadalupe, subindo, seguimos por uma rua empedrada em direcção ao Castro de Moldes. Depois de passarmos por um pequeno aglomerado de casas, viramos à direita para seguirmos por um caminho de pé posto e virarmos novamente à direita, até que chegamos ao referido castro. Este povoado fortificado que se estendia pelo Monte do Castelo, constitui um importante exemplar da “cultura castreja” que se disseminou no Noroeste Peninsular durante a Idade do Ferro. Regressando à rua empedrada, viramos à direita para continuarmos o percurso rumo ao Monte da Guilheta. Com aproximadamente 126 metros de altitude, o Monte da Guilheta, também conhecido por Monte do Castelo, constituiu, na Idade Média, um importante local estratégico do ponto de vista defensivo e nele foi edificado um castelo roqueiro para defesa da linha costeira contra a pirataria (a importância defensiva deste castelo destacou-se no período da reconquista cristã e no processo da Independência de Portugal). Dessa fortaleza apenas restou o nome da freguesia... Regressamos ao Largo de Nª Sr.ª de Guadalupe para virarmos na Rua 802 - a primeira rua empedrada à esquerda - onde começamos a descer. Chegados a uma bifurcação seguimos o caminho empedrado e, passados alguns metros, viramos à esquerda por um caminho em terra ladeado por vinha e por uma mancha florestal de pinheiros e eucaliptos. Pouco depois alcançamos o serpenteante rio Neiva, cujo murmúrio das águas indicia a existência de pequenas quedas de água. Este rio, que nasce na Serra do Oural, desagua em Castelo do Neiva - é aqui que as suas doces águas se misturam com as salgadas do Oceano Atlântico. Tratando-se de um rio pouco poluído, constitui um óptimo habitat para um importante número de lontras. Continuando caminho, por entre a floresta de pinheiros e eucaliptos, vamos-nos afastando do rio, até que alcançamos o ponto de partida deste curto, porém belo, passeio.

Este percurso não tem certificações.