Concelho de CASTELO DE VIDE

Percursos Pedestres no Concelho | PR1 Serra de São Paulo | PR2 Torrinha |

Serra de São Paulo
Código CVD PR1
Tipologia Circular (há que fazer ligação final dentro da Vila)
Distância 8,25Km
Duração aproximada 3:00h
Tipo de piso Caminhos urbanos e rurais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Largo do Cemitério de Castelo de Vide
Local de Chegada Largo do Cemitério de Castelo de Vide

CVD PR1 Serra de São Paulo - Folheto PT
CVD PR1 Serra de São Paulo - Folheto EN

Câmara Municipal de Castelo de Vide
Rua Bartolomeu Álvares da Santa 7320 Castelo de Vide
Telf 245 908 220 Email cm.castvide@mail.telepac.pt

Este percurso tem início no largo do cemitério de Castelo de Vide e leva os caminheiros a percorrer a Serra de S. Paulo, sobranceira à Vila. Trata-se de um percurso panorâmico onde se tem a oportunidade de descobrir a fauna e a flora desta área protegida, e ainda visitar os monumentos históricos que se encontram esparsos ao longo do trilho. Durante a subida, observamos alguns terrenos agrícolas, que rodeiam Castelo de Vide pelo lado sul, e já a meia encosta, por entre matas de pinheiros (Pinus pinaster), o visitante é levado a observar uma falha geológica e um troço da calçada medieval, antiga ligação entre Castelo de Vide e Portalegre e que também servia de acesso às propriedades que se situam na encosta noroeste da serra. Hoje, essa mesma calçada vai conduzi-lo ao largo da Igreja de Nossa Senhora da Penha, local onde poderá saciar a sede na fonte aí existente e descansar a meio da escadaria numa cadeira esculpida na rocha. Sente-se e diga "connosco": "Cadeirinha de Nossa Senhora, Cadeirinha do Meu Bem, Onde Se Sentou Nossa Senhora, Sento-me Eu Também." Diz-se que dá sorte! Depois da visita à Igreja e de contemplar a paisagem, o percurso prossegue ao longo da estrada até se encontrar a calçada do Pomar do Melo, sendo necessário, primeiro, virar à esquerda, seguindo o trilho, para depois virar à direita no primeiro cruzamento, percorrer o caminho que circunda a encosta norte; notar a presença da alminha de S. Paulo e, já em estrada, virar em direcção à Fonte Nova. Depois de beber a água que sai das bicas da Fonte Nova, o percurso condu-lo até à Igreja do Senhor do Bonfim (Redobre a sua atenção ao atravessar a estrada nacional, já que a visibilidade, para os condutores, é muito reduzida). Após a Igreja surgem os terrenos irrigados pela Ribeira de S. João; começamos a notar mais a presença humana e a paisagem predominante passa a ser marcada pela presença da oliveira (Olea europaea L), de algumas árvores de fruto dispersas e hortas nas zonas mais férteis. A parte final do trajecto é feita pela encosta noroeste de Castelo de Vide, por um troço de uma antiga calçada, onde se encontra a alminha de S. André. Finalizado o percurso, deve subir uma das ruas para aceder ao centro da vila e dai, caso seja necessário, prosseguir até ao ponto de início deste percurso.

Este percurso não tem certificações.