Concelho de SINTRA

Câmara Municipal de Sintra
Largo Dr. Virgílio Horta 2714-501 Sintra
Telf 219 238 500 Email municipe@cm-sintra.pt

O percurso inicia-se no Largo Rainha D. Amélia junto ao Palácio Nacional, no Centro Histórico de Sintra. Sendo a mais importante construção aulico-realenga do país, este Palácio tem na sua origem muito provavelmente o Palacio dos Wallis Mouros, devendo-se a sua traça actual fundamentalmente a duas etapas de obras, a primeira no início do século XV, com D.João I e a segunda no reinado de D.Manuel I, no primero quartel do século XVI. Entre este Largo e o Turismo podemos iniciar a subida pelas Escadinhas Félix Nunes seguindo depois a esquerda pela Rua da Ferraria. Um pouco mais a frente, do lado
esquerdo fica o Miradouro da Ferraria que merece uma visita. Tomando a Rua Marechal Saldanha, subimos atá a Fonte da Sabuga, de origem medieval e reconstruída em finais do século XVIII. Da fonte, sobe-se a Calçada dos Clérigos, estando lá no cimo, a Igreja de Santa Maria. Depois da passagem pela igreja, iniciamos a descida pela Travessa de Sta Maria, até ao Largo Sousa Brandão. Aqui temos que atravessar a estrada (com cuidado), tomar a Rua das Murtas e contornar o Parque da Liberdade. Pela extrema Norte do Parque, as Escadinhas das Murtas conduzem-nos, na descida, atá à Volta do Duche. Esta artéria deve o seu nome ao facto de aqui ter existido um estabelecimento de banhos públicos fundado em 1848, e encerrado em 1908. Voltando para a esquerda encontramos o portão principal do Parque da Liberdade que nos dá acesso ao seu interior, e, mediante aquisição de bilhete, ao Teatro Virtual, ai instalado. Para terminar, e só seguir a Volta do Duche ate ao Palácio da Vila, ponto de saída deste percurso, podendo ainda refrescar-se
com a água fresca da Fonte da Mourisca a meio caminho. Esta fonte é do período romântico revivalista. Mesmo antes de chegar ao Palácio Nacional, do lado esquerdo, tem o Museu do Brinquedo. Albergando cerca de 20.000 peças pertencentes a Fundação Arbués Moreira, este Museu é, sem dúvida, digno de visita.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.