Concelho de BATALHA

Código BTL PR2
Distância 6 Km
Duração aproximada 2h30m
Tipo de piso Caminhos rurais, carreteiros e calçada
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Lg Praça da Fonte, no centro de Reguengo do Fetal
Local de Chegada Lg Praça da Fonte, no centro de Reguengo do Fetal
Coordenadas geográficas M= -54065,44 P= -2944,30

BTL PR2 Buraco Roto - Folheto

Câmara Municipal da Batalha
Rua Infante D.Fernando 2440-118 Batalha
Telf (+351) 244.769.110 - geral@cm-batalha.pt - www.cm-batalha.pt

Partindo do Largo da Palmeira para Largo da Praga da Fonte, no centro da aldeia, recomendamos que efectue o percurso seguindo pela Rua dos Faiais para Largo Professor Joaquim Luis Ribeiro. Cerca de duzentos metros acima, vire ao seu lade direito e desça
em direcção ao ribeiro, seguindo para montante. Chegamos nesta altura ao "Buraco Roto", gruta necrópole de beleza e enquadramento paisagistico excepcional que nasce da
particularidade que a maioria das grutas de quotas mais baixas dos sistemas cársicos apresentam e que, nos meses mais chuvosos, debitam pelas suas bocas toda a água que se infiltra nas zonas mais altas dos maciços calcários, criando uma bonita cascata.
Ficará neste momento também embrenhado numa zona de mata em que os Carvalhos, os Loureiros e os Sobreiros se destacam. Em seguida, passe pelo túnel natural, que o leva a seguir um trilho estreito ladeado por Carvalhiças, Madressilvas e Gilbardeira esta
última comumente chamada de Giz Barbeiro, muito utilizada como planta decorativa na epoca de Natal. Chega em seguida a um caminho empedrado que serve de atalho
aos peregrinos em direcção ao Santuário de Fátima. Pouco depois alcançamos o Vale do Malhadouro, em que redobraremos a nossa atenção, pois o caminho poderá tornar-se mais técnico. Entra no mundo das saliências calcárias e na zona de Escalada do Reguengo do Fetal. Se estiver bom tempo, podera propiciar-se a observação
da actividade de escalada.
Entre as escadas de madeira e pedra, tem a sua esquerda a
Chamine, fenómeno natural ocorrente da erosão da água e do vento. Descidas as escadas de pedra, ergue-se a esquerda a espectacular Pia da Ovelha, cova natural de grandes dimensões, que deve o seu nome a pia ai construida por baixo de uma estalactite e que goteja abundantemente na epoca das chuvas, utilizada no passado para dar de beber ao gado. O vale serve de habitat a muitas espécies e a fauna éabundante. Ao nivel da flora, as orquideas destacam-se pela sua raridade e pela beleza que apresentam na paisagem cársica. Deslocando-se para sul, passa por um pequeno colo - depressão bem definida numa zona montanhosa - acabando par sair-se desta forma de relevo, a subida faz-se por um trilho sinuoso que atinge o ponto mais alto do percurso, com cerca de 400mts de altitude. De seguida, e sem dificuldade, chegará aos campos agrícolas onde ainda hoje na terra fértil, se cultiva o milho e a batata, entre outras culturas. Desce depois ao Vale da Pena, onde mais uma vez, as vertentes abruptas se impõem, chegando assim ao centro da aldeia, onde por entre ruas e ruelas, regressará ao ponto de partida.

Este percurso pedestre não tem certificações.