Concelho de OLEIROS

- Aldeias do Xisto - ADXTUR
Casa Grande 6230-137 Barroca
Telf 275 647 700 Email info@aldeiasdoxisto.pt

Com início no Miradouro, junto à Igreja Matriz de Álvaro de S. Tiago, este Caminho do Xisto vai levar-nos pelas encostas da aldeia, com passagem em longra. Caminhando pelas ruas de Álvaro, dirigimo-nos à Capela de Sto. António, mas antes desta devemos cortar para a Capela de S. Sebastião. Estamos agora no vale da Ribeira de Alvélos, rodeados de oliveiras seculares. Quando chegamos à ribeira, avistamos uma bela ponte de origem romana que ainda hoje é local de passagem dos habitantes de Álvaro a caminho das suas terras de cultivo. Logo à frente, ainda é possível avistar um conjunto de azenhas em ruínas junto à ribeira. Caminhando por entre pinheiros, eucaliptos, alguns sobreiros e carvalhos, subimos em direcção a Longra, passando pelas ruínas da Capela de S. Pedro. Antes de chegar à Longra encontramos a Capela de Sto. António, uma das muitas existentes nesta zona. Seguimos, agora, pela rua principal da aldeia e depois começamos a descer em direcção a Álvaro. A descida é, por vezes, sinuosa mas a paisagem sobre esta Aldeia do Xisto é maravilhosa, tendo o Rio Zêzere como pano de fundo. Mesmo antes de chegar a Álvaro, passamos novamente pela Ribeira de Alvélos, local onde antigamente se lavava a roupa e se tomava banho. Ao chegar a Álvaro, não deixe de visitar algumas das suas capelas e mais uma vez, contemplar o Rio Zêzere no miradouro junto à Igreja Matriz.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.