Concelho de FERREIRA DO ALENTEJO

Tipologia Linear
Distância 9,4Km
Duração aproximada 3:00h a 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e urbanos.
Grau de dificuldade Baixo

Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo
7900-571 Ferreira do Alentejo
Telf 284 738 700 Email geral@cm-ferreira-alentejo.pt

Os campos de Ferreira do Alentejo sempre tiveram uma forte vocação agrícola desde passados distantes, com especial relevo a partir do período romano. Nos nossos dias, a chegada da água para o regadio fez aparecer novos desígnios agrícolas com a implantação de imensos olivais e a preciosidade da produção de uvas de mesa em plantações modernas e adaptadas às novas realidades territoriais. A paisagem fica assim marcada por manchas agrícolas de fisionomia geométrica com os horizontes rurais a perder de vista.
Este é um percurso linear, de ida e volta, que faz a ligação entre Ferreira do Alentejo e a Herdade do Vale da Rosa, passando pela Quinta de São Vicente. No caso de se optar por fazer apenas um sentido, aconselha-se fazer o trajeto com início em Ferreira do Alentejo e o regresso por meios rodoviários. Sair do marco comemorativo da En2 junto ao parque desportivo e subir a rua 5 de Outubro até a Igreja Matriz e largo Infante Passanha. Virar à esquerda e descer a rua Serpa Pinto, com as suas casas senhoriais. Cruzar a avenida e descer a rua Movimento das Forças Armadas com a Fonte das Bicas ao fundo da rua. Contornar a fonte com os lavadouros públicos e passar ao lado do Ermida de São Sebastião, integrada no recinto feiras e exposições e passar no túnel sobre estrada nacional. Logo após o túnel, fazer a curva apertada à direita e seguir pelo caminho paralelo à estrada. Tomar a longa alameda à esquerda integrada no extenso olival em direção à Quinta de São Vicente. Passar ao lado das imponentes construções dos lagares e admirar a fachada exuberante da Quinta de São Vicente. Em ocasiões especiais e com acompanhamento, poderá haver possibilidade de visita ao lagar e aos jardins da quinta. Seguir em direção à albufeira para a contornar pela margem esquerda, sempre junto ao olival. Acompanhar o canal de descarga até à linha de água que este alimenta e virar à direita até encontrar a estrada rural em terra batida. Virar à direita e seguir entre olivais até à estrada de asfalto, para virar à direita até ao final desta. Virar à esquerda e seguir entre vinhas até cruzar o casario da Herdade do Pinheiro para chegar logo depois à entrada da Herdade do Vale da Rosa, podendo então desfrutar de uma visita e prova de uvas de mesa no final do percurso. Caso queira optar pelo regresso pedestre, poderá fazer todo o percurso em sentido inverso.

Percurso estudado e implantado pela SAL. Boa qualidade.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Base de Dados de todos os Percursos Pedestres de Portugal
WALKING PORTUGAL é uma Marca Registada
de SAL Sistemas de Ar Livre
Av. Bento Gonçalves 9 2ºEsq ... 2910-432 Setúbal, Portugal
Telefone: (+351) 265 227 685 . Telefone (+351) 919 361 725 . info@walkingportugal.com