Concelho de PONTE DA BARCA

Código PTB PR2
Distância 8,7Km
Duração aproximada 4:45h
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Médio

- Valimar ComUrb
Rua João Rodrigues de Morais Edifício Villa Moraes 4990-121 Ponte de Lima
Telf 258 909 340 Email valimar@valimar.org.pt

Este percurso localiza-se no Monte do Castelo de Aboim, mais precisamente na aldeia
de Sampriz a cerca de 6 km a Este da sede de concelho de Ponte da Barca. Partindo do parque de estacionamento da sede da Junta de Freguesia de Sampriz, na entrada para o centro da aldeia, iniciamos o percurso por um caminho empedrado, o qual, passados poucos metros, abandonamos para subirmos por um caminho em terra batida e que separa a área de floresta dos campos de cultivo. Alguns metros mais à frente, junto a um coberto, saímos do térreo caminho e viramos à esquerda para continuarmos a subir por um velho carreteiro - trata-se de um caminho de lajes de granito outrora usado por carros de bois. Este carreteiro, ladeado por muros de pedra solta e revestidos de musgo, vai conduzir-nos por entre uma bela floresta, maioritariamente de carvalhos e, de onde se podem admirar bucólicas paisagens, típicas das comunidades pastoris de montanha. Continuando a subida, vamos encontrando pelo caminho diversos cobertos de abrigo ao gado bovino de raça barrosã. Pouco a pouco a floresta vai dando lugar a áreas de matos, para finalmente surgirem os verdes campos de cultivo e as pastagens. O caminho desemboca próximo de um abrigo de gado com cobertura em telha. Daqui começamos a descer por outro caminho lajeado e que, por entre os campos de cultivo, nos levará até a um caminho em terra batida, onde viramos à esquerda para subirmos. Depois de algum tempo, voltamos a subir por um carreteiro que nos conduzirá ao lugar de Ventoselo - trata-se de um lugar povoado com construções modernas sobre edifícios anteriores. O recinto da Capela da N.ª Sr.ª do Livramento obriga-nos a fazer uma curta paragem para descanso e para observar a deslumbrante paisagem que nos rodeia. Retomadas as forças, seguimos caminho em direcção ao Castelo de Aboim, o qual contornamos pelo sopé. Este castelo medieval, do qual apenas restam as fundações, situa-se no topo do majestoso monólito, num local estratégico que goza de uma excelente visibilidade, dominando por completo a paisagem e “vigiando” o nosso percurso por Terras da Nóbrega. O caminho que ladeia o castelo vai dar lugar a um trilho de pastores que por sua vez desemboca num caminho em terra batida, o qual seguiremos em sentido descendente por entre a penedia e roçando a fronteira concelhia que separa o concelho de Ponte da Barca do de Vila Verde. Depois de atravessarmos a área de matos, seguimos um caminho bordeado por belos exemplares de carvalhos e que nos levará ao pequeno lugar da Granja do Velho, para descermos e embrenharmo-nos no interior de um belo bosque de carvalhos. Seguimos caminho por entre a densa floresta para depois subirmos por um trilho junto a uma linha de água que nos levará até à EN 531, a qual cruzamos para subirmos por um caminho que posteriormente nos levará a descer por entre uma área de matos. Este caminho vai desembocar novamente na EN 531, para continuarmos a descer até ao local onde teve início este belo percurso por Terras da Nóbrega.

Este percurso não tem certificações.