Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR9
Distância 13,5Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo a Médio
Local de Partida Capela Sra das Abroteas, Lugar de Cunha
Local de Chegada Capela Sra das Abroteas, Lugar de Cunha

PCR PR9 - Trilho Combatentes da Travanca - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

Estas freguesias de montanha caracterizam-se pela dispersão dos seus pequenos aglomerados, que se encaixam nas zonas mais abrigadas do relevo. É nestas freguesias que se produz o milho-miúdo, uma cultura autóctone que nada tem a ver com o milho-maíz proveniente das “Américas”. A partir desse milho confeccionam-se as típicas e apreciáveis “Papas de Coura”, algo único do património gastronómico nacional. A freguesia de Cunha apresenta paisagens singulares de elevada beleza, com os seus campos de cultivo em “leiras”, bordejados por azevinhos, carvalhos e salgueiros, com pastagens sempre verdes onde apascentam ovelhas e bovinos. As zonas mais elevadas dão lugar a pinhais puros e mistos. Nestes últimos surgem plantações de pinheiros, de cedros de Oregon e vidoeiros, contribuindo assim para uma paisagem policromática, que se acentua com as mudanças das estações. O trilho toma o nome de Combatentes da Travanca, numa alusão aos combates que ai se travaram nos dias 9 e 10 de Agosto de 1662, na Guerra da Restauração. Prova desse momento violento foram as muitas balas encontradas. O Trilho Combatentes da Travanca parte da ermida da Sr.ª das Abróteas, no lugar de Outeiro, da freguesia de Cunha. Tomamos o caminho da esquerda que dá acesso aos campos de cultivo. Passados poucos metros, este desemboca na estrada
asfaltada, onde viramos à esquerda para seguirmos um caminho em terra, de acesso às matas e às pastagens de montanha. O trajecto faz-se por entre bosques mistos de carvalhos e pinheiro-bravo que, pouco a pouco, dão lugar a manchas puras de pinheiro-bravo. Após algum tempo, seguimos um corta-fogo que surge à direita e que nos levará até ao ponto mais alto do nosso percurso, o marco geodésico da Travanca, a 701 metros
de altitude. Aqui podemos apreciar esplêndidas vistas panorâmicas sobre o Corno de Bico e Vale do Coura. Depois de uma curta paragem, descemos para visitar os antigos viveiros florestais do Estado Novo, junto à casa florestal de Cerdeira. Aqui podemos observar manchas arborizadas de castanheiros, vidoeiros, pinheiro-silvestre, pinheiro-bravo e cedros de Oregon. Seguimos em direcção ao lugar de Penim, passamos pela povoação e
chegamos à estrada municipal 521, onde viramos à direita e avistamos a ermida de Sto. Estêvão. Daqui, continuamos por um caminho que vai por detrás da capela, para alcançarmos o aglomerado populacional de Codeçal, em Cerdeira. Pouco a pouco, vamos deixando para trás os campos de cultivo, para nos embrenharmos novamente em belos e frondosos bosques autóctones. Ao avistarmos as primeiras casas de Roriz, em Infesta, viramos à esquerda para percorrer alguns metros pelo caminho asfaltado até atingir um caminho em terra que nos levará ao fim do percurso pedestre, coincidente com o seu início.

Este percurso não tem certificações.