Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR14
Distância 5,5Km
Duração aproximada 2:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo a Médio
Local de Partida Capela N Sra Irijó, Formariz
Local de Chegada Capela N Sra Irijó, Formariz

PCR PR14 Trilho das Lajes Altas - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

Formariz e Infesta apresentam características comuns em relação à ocupação populacional e no modo como se distribuíram os aglomerados, bem como no uso agrário do solo, onde predominam os vinhedos e os férteis campos de cultivo de cereais, mais
precisamente de milho-maíz. Infesta significa terra em ladeira. A freguesia de Cunha constitui uma comunidade rural de montanha, dedicada à pastorícia e à exploração
florestal. É nesta freguesia que ainda se produz o autóctone milho-miúdo com que se confeccionam as famosas e deliciosas “Papas de Coura”, doçaria típica de elevado
valor gastronómico e cultural, prato único no nosso país. O nome desta freguesia provém de Colina, conforme documentos de 560 d.C.. O nome de Cuyna , o mesmo que Cunha aparece nas Inquirições de D. Afonso III. Este percurso parte da ermida de Nª Sr.ª de Irijó, em Formariz. Daqui seguimos pelo caminho terreo que surge à direita, contornando a
Cumieira em sentido descendente. Chegando à nascente, conhecida por Poça do Vale, viramos à esquerda, seguindo a estrada florestal para, a escassos metros, virarmos à direita, seguindo em direcção ao Ribeiro das Poldras, onde visitaremos um idílico sítio
conhecido por Lajes d’Água d’Alto. Aqui, o ribeiro, na época das chuvas, precipita-se num profundo poço, formando uma espectacular cascata por entre a abrupta penedia. Após uma curta paragem para nos deliciarmos com este refrescante espaço, cruzamos o ribeiro e continuamos em frente para, passados cerca de 500 metros, desembocarmos na estrada nacional 301. Depois de passarmos a ponte, a poucos metros, viramos à direita
para seguir por um caminho paralelo à estrada. Novamente na estrada nacional, seguimos pelo caminho da esquerda para, virarmos à direita por um caminho de servidão que
permite o acesso aos campos de cultivo e às pastagens. O caminho leva-nos por entre
eucaliptais até à Cumieira para depois, em sentido descendente, regressarmos à ermida que nos viu partir para este pequeno passeio pelo Trilho das Lages Altas.

Este percurso não tem certificações.