Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR13
Distância 7Km
Duração aproximada 3:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Igreja de Cenoi, Parada
Local de Chegada Igreja de Cenoi, Parada

PCR PR13 Trilho do Vale Escuro - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

Partindo do cruzamento do lugar de Cenoi, aproveitamos para fazer uma visita à Igreja Velha de Parada Seguidamente, viramos à direita para, logo depois, a escassos metros,
viramos à esquerda, seguindo, por cerca de trezentos metros, a estrada que nos conduzirá ao lugar da Cova do Lobo. Neste lugar, tomamos um caminho em terra que
se abre à sombra dos carvalhos até desembocar na estrada florestal, que nos conduzirá à ermida de S. Tiago, partilhada pelas freguesias de Parada e Padornelo e que se ergue no cimo do mesmo monte. Daqui, podemos apreciar uma vasta panorâmica sobre grande parte do território de Paredes de Coura. Após uma curta e merecida paragem, retomamos o percurso e, pouco a pouco, vamo-nos embrenhando num pequeno bosque de carvalhos onde podemos constatar e observar a elevada e rica biodiversidade deste itinerário. Chegados a um cruzamento, dobramos à esquerda para, seguidamente, passarmos por um refrescante riacho e continuarmos caminho até desembocarmos numa estrada florestal, onde viramos à direita. Depois de percorrermos cerca de um quilómetro, viramos à esquerda para atingirmos o ponto mais alto do percurso - o marco geodésico do Vale Escuro – a 767 metros de altitude. Deste ponto, podemos observar os pequenos bosques de folhosas autóctones que vão compartimentando os campos de cultivo e as áreas de pastagem, criando um atractivo mosaico rural. Seguindo o caminho, passamos por vários pinhais jovens e, a cerca de um quilómetro e meio do marco geodésico, viramos à direita por um caminho em terra. Gradualmente, à medida que vamos caminhando, avistamos áreas descampadas destinadas a pastagens, onde hoje, longe do olhar do lobo, apascentam o gado bovino de raça barrosã, conhecido aqui por “pisco”. Continuamos por debaixo das belas copas dos carvalhos. O fumo que se eleva dos telhados, bem como o avistar das primeiras casas, indicam-nos que estamos a aproximar-nos da povoação. O caminho desemboca na estrada municipal asfaltada e, passados cerca de quinhentos metros, alcançamos o lugar onde teve início este belo trilho pelo Vale Escuro.

Este percurso não tem certificações.