Concelho de PAREDES DE COURA

Código PCR PR10
Distância 11Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de natureza
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Capela de Outeiros, Porreiras
Local de Chegada Capela de Outeiros, Porreiras

PCR PR10 Trilho do Pastor - Folheto

Câmara Municipal de Paredes de Coura
Apartado 6 4941-909 Paredes de Coura
Telf 251 780 100 Email contacto@cm-paredes-coura.pt

A freguesia courense de Porreiras já é referenciada nas Inquirições de D. Afonso III. A esta povoação pastoril dava-se o nome de “Collatio Sancti Michaelis de Rabe”, o mesmo
que S. Miguel de Rabel. Segundo consta no Dicionário de Moraes e Pinho Leal, a palavra Rabel ou Rabil era em português arcaico, um instrumento musical de três cordas usado pelos pastores. Actualmente o nome de Rabel apenas consta num sítio conhecido por Porto de Rabel, a poente da ermida da Sr.ª do Pilar. Quanto ao topónimo de Porreiras,
também surge naquelas Inquirições, como um sítio, o que leva a crer que, com o decorrer do tempo, tenha ganho importância para se assumir como denominação para toda a freguesia. No que se refere à sua origem, parece que o nome de Porreiras poderá advir de terra cultivada de alhos porros (também denominados por “porrêtas”) ou resultante da
corrupção de “por eiras”, visto que esta freguesia pagava uma pensão ao convento da freguesia valenciana de Ganfei, cuja cobrança era executada “por eiras”. Após esta breve introdução histórica que testemunha a antiguidade do povoado, pomos pés a caminho,
partindo da pequena ermida do lugar de Outeiro, em direcção ao ribeiro das Cruzes. Chegando ao cruzamento, viramos à esquerda pelo caminho de terra, que seguimos. Passados 1200 metros, viramos à direita por um trilho de pastores. Depois de passarmos por várias plantações de pinheiro-bravo, alcançamos a Chã de Cubos e voltamos novamente à esquerda para seguirmos o corta-fogo que nos conduzirá ao marco geodésico de Lagoas, que, majestosamente se eleva a 782 metros de altitude, bem como uma deslumbrante panorâmica sobre os Vales do Minho e do Coura. Depois de uma merecida pausa, seguimos um caminho florestal que nos conduzirá por entre esta vasta área de matos atlânticos até entramos no enclave de Reirigo, pertencente à freguesia de Formariz, núcleo rural com uma vasta zona de pastoreio para garranos e gado bovino. Pouco a pouco, acompanhando o Ribeiro das Cruzes, alcançamos o ponto onde teve início este panorâmico percurso.

Este percurso não tem certificações.