Concelho de PORTO DE MÓS

Código PMS PR8
Distância 10Km
Duração aproximada 5:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Alto

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - ICNF
Rua Dr. Augusto Ferreira - Apartado 190 2040-215 RIO MAIOR
Telf 243 999 480 Email pnsac@icnf.pt

Na estrada que liga Porto de Mós a Alqueidão da Serra, volta-se à direita na direção do vale, para o início do percurso, numa zona conhecida por Valicova. Percorre-se o vale por entre a vegetação composta por carvalhos (Quercus spp), pilriteiros (Crataegus monogyna), aderno e medronheiro (Arbustus unedo) e, voltando à esquerda, sobe-se alguns degraus para chegar às lapas, a meia encosta. Retomando o vale por entre um trilho, à direita surge uma nascente - os Olhos d´Água da Valicova. Continuando pelo vale, subimos em direção à estrada donde é possível avistar, para a esquerda, sobre o Vale da Valicova, as imponentes escarpas que marcam o enrugado relevo, conhecidas por Penas. Cerca de 500 m à frente, há a possibilidade de escolher entre dois troços distintos: pelo vale - Variante A; ou 50 m mais à frente pela Variante B – que conduz até à povoação dos Vales, bastante interessante do ponto de vista arquitetónico, apesar de praticamente abandonada. As duas alternativas confluem no mesmo ponto, junto a uma pecuária, seguindo depois pelo vale no sentido sul, por entre olival e “chousos” (muros de pedra solta) abandonados, até chegar à estrada de terra batida. Seguindo pela estrada cerca de 2 km, inicia-se a subida para a serra Galega, mas antes há que fazer uma paragem para observar a imponente Costa de Alvados e a Fórnea que se avistam para poente. Bem no cimo da serra Galega, os tomilhais (Thymus spp), em pequenos tufos, cobrem praticamente todo o cabeço. O regresso faz-se em direção às Cortinas e, antes de voltar ao ponto de partida, a última paragem remete-nos para um poço construído em pedra desde tempos imemoriais, com cerca de 4 m de profundidade, que conserva a água todo o ano, criando, com a envolvente do carvalhal, um espaço muito agradável. Duas características marcantes diferenciam a vegetação ao longo deste percurso: a exuberância dos bosques de carvalhos, nos vales e na base das encostas; e a exiguidade dos matagais existentes nas zonas mais elevadas. Os bosques de carvalho, constituídos por árvores da espécie (Quercus faginea ssp. broteroi) o carvalho-cerquinho, apresentam aqui bom estado de conservação. Para além do carvalho-cerquinho, outras espécies estão presentes, frequentemente arbustos com porte arbóreo: aroeira, aderno, medronheiro e folhado. O sub-bosque dos carvalhais pode ser pobre em plantas, mas entre as gramíneas que conseguem suportar a ausência de luz aparece uma orquídea de flor branca característica destes locais, que floresce de abril a julho.

Este percurso não tem certificações.