Concelho de VILA DO BISPO

Código VBP PR4
Distância 13,7Km ou 18,2Km com ramal
Duração aproximada 1:30h
Tipo de piso Caminhos rurais e naturais
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Igreja da Raposeira
Local de Chegada Igreja da Raposeira
Coordenadas geográficas N 37°04'58" W08°53'24")

VBP PR4 Pelas Encostas da Raposeira - Folheto

Câmara Municipal de Vila do Bispo
Paços do Concelho 8650 - 407 Vila do Bispo
Telf 282 630 600 Email geral@cm-viladobispo.pt

O percurso inicia-se no largo junto à Igreja de Nossa Sr.ª da Encarnação, na Raposeira. Daqui, atravessa a estrada junto aos semáforos em direção à Ingrina e Zavial. No cruzamento vira para o caminho da direita, coincidente em cerca de 200m com a GR 13 - Via Algarviana. Depois segue em frente, sempre ao longo da ribeira da Serra da Borges, que mais à frente se junta com o ribeiro da Zorreira, dando origem à ribeira de Benaçoitão que desagua no mar, na Praia do Barranco. Este é um vale com vegetação verdejante onde sobressaem as fantásticas escarpas e o cantar das aves. Chega-se à Praia do Barranco. Aqui o caminhante pode optar por seguir em direção à Ingrina e Forte do Zavial (percurso extenso) ou seguir diretamente para os Menires.

Acesso ao ramal de ida e volta
Aqui toma um caminho que sobe, passando pela Praia de João Vaz e Praia da Ingrina. Daqui percorre cerca de 250m em estrada para depois virar para a direita e encontra as ruínas do Forte do Zavial. Terá que percorrer o mesmo caminho de volta até à bifurcação junto à Praia do Barranco, para tomar o percurso em direção aos Menires.

Continuação do percurso
Aqui toma um caminho que segue junto ao Barranco, passando depois perto de pinheiros e mais tarde de casas. Chegando à estrada alcatroada o percurso segue para a esquerda, encontrando, a 200m, o Menir do Padrão e, caminhando mais 700m, encontrará o Menir do Milrei num caminho à direita. Segue-se por esse caminho, passando por plantações de pinheiros e toma-se o caminho da esquerda chegando ao cruzamento, em direção a Hortas do Tabual. Atravessa-se esta pequena povoação, passa-se junto à Capelinha e desce-se em direção à ribeira dos Outeiros. Inicialmente atravessa-se esta linha de água e depois toma-se o caminho à esquerda que segue junto a esta, alcançando-se mais à frente um cruzamento de estrada asfaltada e a GR 13 - Via Algarviana. Vira-se à esquerda e segue-se o mesmo percurso desta Grande Rota até ao ponto inicial.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.