Concelho de PAMPILHOSA DA SERRA

PPS PR3 - Caminho do Xisto Barragem de Santa Luzia

Caminho do Xisto Barragem de Santa Luzia
Código PPS PR3
Tipologia Circular, com metade linear de ida e volta
Distância 9,7Km
Duração aproximada 3:30h a 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Médio a Alto

Aldeias do Xisto - ADXTUR
Casa Grande 6230-137 Barroca
Telf 275 647 700 Email info@aldeiasdoxisto.pt

O percurso sai do Casal da Lapa e segue em direcção ao paredão da Barragem de Santa Luzia. O paredão da Barragem encontra-se encaixado num grande penedo quartezítico, de grande beleza. O percurso atravessa o paredão e segue junto às margens da albufeira em direcção aoVidual de Cima. Quando deixamos as margens da albufeira o percurso divide-se. Seguimos pela esquerda e, mais à frente, vamos atravessar a estrada de alcatrão. Estamos agora por cima doVidual de Cima,tendo uma excelente vista sobre omesmo. Começamos a descer para, mais à frente, chegarmos àsruínas de um lagar de azeite junto à ribeira. Seguindo a ribeira, passamos por várias ruínas de moinhos de água até chegarmosjunto ao Poço do Caldeirão.Aqui encontramos uma pequena queda de água, que convida a um banho nas suas águas cristalinas. Um pouco mais à frente, antes de descer para junto da ribeira, encontramos a variante PR3.1 PPS que segue para oVidual de Cima. Junto a uma ponte antiga conseguimos ver osmuros que ladeavama ribeira e que nos dias de hoje ficam por vezes submersos pelas águas da albufeira. Subimos agora para oVidual de Cima e ao chegarmos vamos encontrar novamente a variante PR3.1 PPS. Seguindo para a linha de água saímos doVidual de Cima por uma zona de pinhal. Este caminho leva-nos até ao ponto de divisão do percurso.Agora é só seguir o caminho que fizemos até este ponto.Descemos para junto dasmargens da albufeira, caminhando junto à água até ao paredão da barragem.Atravessamos o paredão e chegamos ao Casal da Lapa.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.