Concelho de GÓIS

Código GOI PR1
Distância 9,2Km
Duração aproximada 4:00h
Tipo de piso Caminhos rurais de montanha
Grau de dificuldade Alto

Aldeias do Xisto - ADXTUR
Casa Grande 6230-137 Barroca
Telf 275 647 700 Email info@aldeiasdoxisto.pt

Este Caminho do Xisto é um percurso circular que une as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Podemos utilizá-lo para fazer ligações entre algumas das aldeias ou mesmo dar a volta por todas elas. Saindo daqui, no sentido anti-horário, e subindo o caminho antigo, passamos pela Fonte dos Bois, onde ainda hoje os pastores levam os rebanhos a beber água. A aldeia de Aigra Velha já não fica muito distante e, uma vez no topo do caminho, já avistamos as suas casas de xisto. Após passar na aldeia, continuamos a descer em direcção à Ribeira da Pena. Pelo caminho já se avistam os imponentes Penedos de Góis. Ao chegar à Ribeira,
se caminharmos em silêncio, podemos ter a sorte de avistar uma lontra. Seguindo uma levada pela ribeira abaixo chegamos à Aldeia da Pena, que fica junto ao Penedo da Abelha, famoso pelas suas belas paredes de escalada. Saindo da aldeia por um carreiro que sobe a encosta passamos por formações rochosas muito interessantes. Uma vez chegados ao topo do monte conseguimos por vezes avistar a Serra da Estrela. Descendo agora por entre pinheiros, a chegada à Comareira demora muito pouco. Podemos então relaxar sentados no miradouro a observar a paisagem que nos rodeia. A aldeia de Aigra Nova fica já aqui ao lado, após uma última subida.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.