Concelho de BRAGANÇA
Distrito de BRAGANÇA
Turismo do PORTO E NORTE
 
BGC PP1 - Castro de Avelãs

Características do Percurso
Nome
Castro de Avelãs
Código BGC PP1
Tipologia Circular
Distância 9Km
Duração aproximada 2:00h a 3:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Aldeia de Castro de Avelãs
Local de Chegada Aldeia de Castro de Avelãs
Coordenadas geográficas

Ficheiros
BGC PP1 Castro de Avelãs - Texto
BGC PP1 Castro de Avelãs - Mapa

Marcação do Percurso e Edição de Guia
Câmara Municipal de Bragança
Forte S.João de Deus 5300-263 Bragança
Telf 273 304 200 Email turismo@cm-braganca.pt

Localização

Descrição e Motivos de Interesse
Famosa pelo seu património arqueológico e monumental – o importante povoado castrejo que emprestaria seu nome à freguesia e o celebrado mosteiro medieval de invulgar arquitectura “hispânica” – Castro de Avelãs bem merece uma atenta e prolongada visita, tanto mais que se localiza a escassa meia dezena de quilómetros para o poente da capital concelhia, beneficiando ainda de óptima acessibilidade através do IP4 e EN 103.
Mostrando um relevo não especialmente acidentado, em área planáltica de altitudes médias rondando os 500 metros, a freguesia é sulcada por minúsculo afluente do Sabor – a Ribeira de Fervença. Embora não se inclua no aro do Parque Natural de Montesinho, esta freguesia é dotada de magníficas paisagens e pontos de interesse turístico. A sua quase continuidade em relação à urbe bragançana tê-la-á beneficiado em termos económicos e demográficos, sendo de salientar que o tradicional decréscimo populacional, embora afectando a região em geral, aqui se não faz sentir ainda. Com uma história atribulada até aos inícios da Idade Moderna, o Mosteiro de S. Salvador de Castro de Avelãs viria a ser extinto pelos meados do século XVI (1545-1546). Do complexo
monacal primitivo só restará hoje, de genuína arquitectura românica cluniacense, a formosa cabeceira do templo, de remate semicircular e revestimento em tijolo, com manifesta influência inspiradora da arte leonesa de S. Lourenço, de Sahagun. A planta original incluiria três naves, apenas restando actualmente a central e esta de fábrica posterior e absolutamente incaracterística. No interior de um dos absidíolos, agora aberto no exterior, abriga-se em interessante arcaz tumular granítico, com tampa de formato prismático onde se inscreve uma data trecentista. A tradição popular diz ser esta a última morada de um poderoso cavaleiro – o Conde de Ariães, misteriosa personagem de tenebrosa e lendária história. Nesta freguesia, que tem por orago S.Bento, regista-se ainda um outro templo – a Igreja de Fontes – bem assim como uma interessante ponte de alvenaria, dita do Conde de Ariães.

Avaliação SAL
Não há avaliação SAL sobre este percurso pedestre.

Certificações
Este percurso não tem certificações.

Outras Informações

Os percursos PR5 PR6 PR7 pertencem ao Concelho de Vinhais.



WALKING PORTUGAL

WALKING PORTUGAL
Todos os direitos reservados.