Concelho de ODEMIRA

Código ODM PR3
Distância 13,6 Km
Duração aproximada 4:00h a 4:30h
Tipo de piso Caminhos de terra batida
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Largo do Café, Troviscais
Local de Chegada Largo do Café, Troviscais

ODM PR3 Troviscais - Folheto e Mapa

Câmara Municipal de Odemira
Praça da República 7630-139 Odemira
Telf 283 320 900 Email geral@cm-odemira.pt

Este percurso inicia-se no centro da aldeia de Troviscais, no largo do café. Em frente ao café, segue-se em estradão de macadame bem definido, em direcção a Nascente, numa extensão de cerca de 1500 metros. No entroncamento onde se avista um monte, segue-se pela direita, num caminho que serpenteia pelo eucaliptal até chegar a um lugar de nome Pampilhais. Após a passagem por este local começa uma descida até à ribeira do Torgal, pelo que segue-se sempre a sua margem direita até entroncar no Rio Mira (ver caixa). Depois de alcançado o Rio Mira, o percurso desenvolve-se pela sua margem direita com uma perspectiva única de aluviões e zonas de sapal. A dada altura uma represa natural é palco de observação para uma extensa comunidade avifauna. À passagem desta represa, por caminho que a atravessa e depois de mais uma zona de aluvião (100 m), deve-se voltar à direita, subindo pelo esporão da encosta que nos afasta das vistas do Rio Mira. No final da primeira subida e já no meio do eucaliptal, observe o serpentear do Rio Mira e os viveiros de douradas. No final do segundo troço da subida, já na linha de cumeada, surge uma bifurcação entre a direita e esquerda, seguindo o caminho em frente
numa descida íngreme. Depois de alcançado o vale, segue-se à esquerda para juzante, e alcança-se uma portada (manter fechada). À sua passagem, o caminho segue pela esquerda até ao alcance de uma casa em ruínas. Neste ponto, empreendese a longa subida até Troviscais, passando pela casa “Soalheira”.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.