Concelho de ODEMIRA

Tipologia Circular, com ramal a São Domingos
Distância 8,1 Km
Duração aproximada 2:30h
Tipo de piso Caminhos de terra batida e asfalto
Grau de dificuldade Médio
Local de Partida Largo da Igreja, Aldeia de São Luís
Local de Chegada Largo da Igreja, Aldeia de São Luís

ODM PR2 São Domingos - Folheto e Mapa

Câmara Municipal de Odemira
Praça da República 7630-139 Odemira
Telf 283 320 900 Email geral@cm-odemira.pt

Este percurso inicia-se no centro da aldeia de S. Luís, mais concretamente no Largo da Igreja. Sai-se para nascente (traseiras da Igreja), pela Rua da Sociedade, para logo entroncar com a Rua Alexandre Herculano, virando à direita e seguindo sempre até ao fundo da rua. No final desta, destaca-se o poço e fontanário ali existentes. O percurso segue em estradão de macadame, seguindo sempre pelo principal, até alcançar uma casa. Neste ponto deve-se empreender a primeira subida para contornar o “Cerro da Vigia” serpenteando pelos eucaliptos. Deixa-se novamente este caminho quando se encontra uma casa, e volta-se à esquerda. Começando a entrar na serra, alcança-se uma bifurcação com a alternativa de ir à Vigia de S. Domingos observar a vista e voltar de novo a este ponto para retomar o percurso. O percurso agora delineia-se entre a Serra por trajecto bem definido em macadame até começar a descer e alcançar a Estrada Nacional 532. Ao alcançar o asfalto volta-se à direita e logo a seguir à esquerda. De novo um caminho em macadame pela serra, idêntico ao primeiro, que contorna a elevação sempre à mesma cota e com vista maravilhosas, tendo como fundo o aglomerado da Longueira e Vila Nova de Milfontes. Depois de alcançada a linha de cumeada, entre duas elevações, deve-se descer por corta-fogo bem acentuado até encontrar um novo caminho público. Neste caminho, deveremos seguir pela esquerda e, logo de seguida, entrar no terreno junto ao cercado e contornar um grupo de sobreiros e alcançar pela direita novamente a EN 532. Aqui deve-se transpor a estrada e entrar em caminho de terra batida seguindo sempre o principal. No próximo entroncamento deve-se optar pela direita tendo como fundo a aldeia de S. Luís. Já no lavadouro público, é possível observar o belo campanário da Igreja e dar assim como terminado o percurso.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.