Concelho de SEVER DO VOUGA

Código SVV PR5
Distâncias 9Km
Duração aproximada 3:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e florestais, com zonas de asfalto
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Capela em Arcas
Local de Chegada Capela em Arcas

SVV PR5 Rota do Megalítico - Folheto

Câmara Municipal de Sever do Vouga
Largo do Município 3740-262 Sever do Vouga
Telf 234 555 566 Email cm.sever@cm-sever.pt

O percurso inicia-se em Arcas, junto à capela, rumando para oeste por um caminho largo. A 500 metros, do lado esquerdo, encontra-se a Anta da capela dos Mouros. Esta, é uma sepultura megalítica de grandes dimensões composta de câmara e corredor longo. Continuando o percurso, inicia-se suave descida e, passados uns 1000 metros, toma-se um caminho à esquerda para Sul, que atravessa o Vale de Arcas. Atingida a estrada asfaltada, sobe-se por esta uns 400 metros e depois, à direita, por um antigo caminho que sobe para a casa da floresta onde entronca com a estrada empedrada que leva ao Santuário de Sta Maria da Serra. Continua-se por ela até um largo onde se inicia a subida para o santuário. Aqui, no entroncamento dos 5 caminhos toma-se o da direita, que desce. Passados uns 400 metros, à esquerda, sobe-se por um estradão florestal e após 200 metros encontra-se à direita um caminho que leva à anta do Poço dos Mouros que dista daqui uns 150 metros. Esta anta é, à semelhança da anterior, uma sepultura megalítica de corredor sob montículo artificial. Após a visita, retoma-se o caminho principal continuando-se a subida até ao santuário de Sta Maria da Serra, do qual se obtém uma bela panorâmica sobre a ria de Aveiro. Daqui segue-se pela estrada empedrada até se encontrar um pequeno caminho que, a uns 50 metros do entroncamento dos 5 caminhos, onde já se passou anteriormente, rumo à direita para norte. De imediato atravessa um estradão, toma um aceiro e, passados 50 metros, ruma à direita por um caminho antigo para nordeste. Após 1500 metros, encontra-se à esquerda a anta “Sepultura do Rei”. Esta é uma cista de tradição megalítica pertencente a um período cronológico diferente das anteriores sendo exemplar único na região. Continuando o caminho, chega-se a um largo estradão florestal que se toma à direita, descendo suavemente. A uns 800 metros, sobe-se por um caminho largo, para oeste pelo qual se chega rapidamente a Arcas.

Este percurso está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.