Concelho de ÁGUEDA

Código AGD PR5
Distância 7,4Km
Duração aproximada 2:00h a 3:00h
Tipo de piso Caminhos rurais e florestais
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Igreja Matriz de Travassô
Local de Chegada Igreja Matriz de Travassô

AGD PR5 Trilho da Ponte de Ferro - Folheto

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município 3754-500 Águeda
Telf
234 610 070 ou 800 203 197 Email geral@cm-agueda.pt

O percurso ruma à Capela da Sr.ª do Amparo, onde também existe um enorme parque de lazer. Chegado a este parque, ruma à direita, passando junto a uma estrutura da SIMRIA. Após 200 metros ao longo de uma vaia, toma um caminho entre loureiros e choupos que conduz à "linha do Vouga", rumando à esquerda por uma estrada rural paralela ao caminho-de-ferro. Passados uns 300 metros, a estrada afasta-se da linha do Vouga, iniciando suave descida em direção ao choupol no início do qual toma um caminho à direita que, paralelo à linha do Vouga conduz o pedestrianista ao "rio Velho" e à Ponte de Ferro. Passa-se por baixo desta até se atingir um caminho entre os dois rios: o rio Velho e o rio Águeda. Por cima de ambos a Ponte de Ferro. Ruma-se agora, para montante, pela margem direita do rio Águeda. No lugar da "Volta" pode avistar-se a confluência do rio cértima (o do Pateira de Fermentelos) com o rio Águeda, assim como a ponte de Requeixo. Continuando por caminhos bem definidos ao longo da margem, vai o choupal dando lugar às terras de cultivo onde predomina o milho. Após uma pequena colina, onde se pode visitar a "casa da EDP" (ex UEP) e pelo "caminho das vinhas'', chega-se outra vez à linha do Vouga. Antes de a atravessar, há um caminho à direita que volta à margem do rio, sendo possível atingir a "Ponte Pedrinha" e Óis da Ribeira e fazer a ligação com o PR1. Atravessado a linha do Vouga, por caminhos bem definidos, e pelas ruas da povoação, rapidamente se chega a lgreja Matriz de Travassó, onde este percurso teve início.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.