Concelho de ÁGUEDA

Código AGD PR4
Distância 8Km
Duração aproximada 2:30h
Tipo de piso Caminhos urbanos e rurais
Grau de dificuldade Baixo
Local de Partida Igreja Matriz de Macieira de Alcôba
Local de Chegada Igreja Matriz de Macieira de Alcôba

AGD PR4 Trilho das Terras de Granito - Folheto

Câmara Municipal de Águeda
Praça do Município 3754-500 Águeda
Telf
234 610 070 ou 800 203 197 Email geral@cm-agueda.pt

O percurso inicia-se junto à lgreja Matriz de Macieira de Alcôba, pela rua do Vargo onde, no entroncamento do caminho do Morengal, encontra o PR3 "Trilho da Aldeia" que o acompanha até à piscina fluvial. Aqui, o PR3 volta para Macieira e o PR4 continua pela estrada da Belazeima. Percorridos uns 700 metros, toma à esquerda um caminho entre floresta que se dirige às Horta Velhas, antigas hortas com seus currais em ruínas. Daqui sobe para a Urgueira. Mas, antes de ali chegar, ruma à direita para a Sr.ª da Guia, continuando até ao miradouro do Monte Junqueiro. Regressa ao recinto das festas passando pelo forno da Sr.ª da Guia. Rapidamente chega a Urgueira atingindo a aldeia do Carvalho por caminhos antigos entre a floresta. Do Carvalho desce para a Capela de N. Srª de Fátima, onde se reencontra com o PR3. A uns 50 metros da capela ambos tomam um carreiro, entre sobreiros, que desce para o centro da aldeia onde se chega a uma ruela em escadaria (as escadas do Outeiro), ao fundo da qual se ruma à direila para a lgreja Matriz, onde termina. Este trilho poderá ser percorrido durante todas as épocas do ano, embora se recomendem as épocas mais interessantes que deverão ser o outono, fim do inverno e primavera, dada a disponibilidade de água que enche as albufeiras, percorre os valeiros, levadas e lameiros que o trilho descobre. Além deste aspecto, e também nestas estações que a paisagem e a vegetação se revelam mais interessantes, bem como as lides das gentes que ainda habitam e cultivam a terra. No verão, devido ao calor que se faz sentir o pedestrianista deverá optar pelo início da manhã ou pelo fim da tarde. De referir que em agosto, com a Romaria da Senhora da Guia da Urgueira, o trilho ganha, neste ponto, outro motivo de interesse. É nas encostas da Serra do Caramulo que encontramos caminhos e trilhos esculpidos na pedra granítica... Atravessando as pitorescas aldeias de Macieira de Alcôba, da Urgueira e do Carvalho, que cada vez mais ganham uma nova vida, o percurso pedestre desvenda ainda o antigo lugar das Hortas Velhas perdido na encosta virada a sudoeste, bem como diversos moinhos que outrora moeram os cereais cultivados nas vertentes. Vestígios de casas e campos, de vidas e lendas que contam o duro quotidiano das gentes da serra são agora desvendados pelo Trilho.

Este passeio está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.